domingo, 4 de setembro de 2011

Atendimento Humanizado para Magé - A População Merece!

A expectativa de acesso rápido ao atendimento médico é crescente em nossa população, embora os Pronto Socorros (PS) não disponham de estrutura física, recursos humanos nem equipamentos adequados para atendimento de tal demanda. A regulação desse atendimento como resposta à maior demanda de saúde constitui instrumento necessário de orientação da assistência.

Alguma forma de triagem sempre foi feita em serviços de urgência e emergência em nosso meio, seguindo, no entanto, a lógica da exclusão. Triagem significa classificação ou priorização de itens e classificação de risco não pressupõe exclusão e sim estratificação (BRASIL, 2009).

O manejo da classificação de risco num PS requer equipes envolvidas, preparadas e capazes de identificar necessidades e prioridades do paciente, para avaliação correta das situações estabelecidas no protocolo.

Cada Serviço de Saúde deverá adaptar a classificação com base na especificidade de sua demanda, dados epidemiológicos em sua experiência, recursos, diferenças culturais, área física, leitos de retaguarda disponíveis, risco ou existência de superlotação assim como o uso de protocolos.

Sendo assim, como forma de garantir a organização nos serviços de urgência sem perder a humanização de no atendimento nesse setor, o Secretário de Saúde, Dr.Baeta, solicita que medidas sejam tomadas para que o Programa de Humanização dos Serviços de Urgência seja logo implementado. "A população de Magé merece o melhor atendimento, não tem cabimento que o sofrimento dos cidadãos seja agravado com horas de espera em filas dos serviços de urgência. Já orientei a nossa assessoria técnica que reúna as informações necessárias para implantação deste projeto", afirma Dr.Ricardo Baeta.

"O cidadão que chegar ao PS será atendido prontamente pela Equipe de Acolhimento. As emergências irão para sala própria ou serão priorizadas. Pessoas em situação de urgência serão conduzidas à Sala de Classificação de Risco", descreve o Assessor Técnico da Secretaria de Saúde, Aldir Dias.

"O nosso objetivo não é apenas apagar pequenas chamas e sim resolver os problemas na sua origem, sendo assim, queremos melhorar as estruturas físicas dos serviços de urgência, vamos conseguir reabrir unidades para o atendimento de pacientes graves, qualificar e adequar a mão-de-obra nos hospitais e, a partir disso, reestruturar a porta de entrada para as emergências", reitera o Subsecretário Roberto Daiub.








A equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Magé, sob orientação do Prefeito Nestor Vidal, tem buscado todas as normas técnicas para fazer com que, não só o atendimento de Urgência/Emergência seja de qualidade, como também os demais serviços.

"Nosso desejo é reunir a experiência técnica da equipe da Secretaria de Saúde com o desejo de fazer da Saúde de Magé um modelo para os demais municípios", afirma Aldir Dias.

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