domingo, 4 de setembro de 2011

Programa de Saúde da Família (PSF)

A equipe mínima de Saúde da Família é formada por um Médico de Família e Comunidade, um Enfermeiro, um Auxiliar/Técnico de Enfermagem e 4 a 8 Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Outros profissionais poderão se incorporar à equipe, dependendo das possibilidades. Assim, temos uma Equipe Ampliada quando esta conta com a Equipe de Saúde Bucal do PSF, composta pelo Dentista e o Agente de Saúde Bucal (ASD). O ASD é o antigo ACD (Auxiliar de Consultório Dentário).


Quem é atendido?
Cada equipe acompanha cerca de 600 a 1000 famílias de uma determinada área da comunidade definido como "território de abrangência". O acompanhamento permite à equipe, em caso de necessidade, encaminhar o paciente para as unidades de referência.


Hoje o PSF é chamado de Estratégia de Saúde da Família (ESF).


O que faz Estratégia de Saúde da Família?
A Estratégia de Saúde da Família visa à reorganização dos atendimentos no
país, de acordo com os principios do Sistema Único de Saúde (SUS).


A ESF deve atuar no território específico de sua equipe de saúde da família, realizando cadastramento domiciliar, diagnóstico situacional, ações dirigidas aos problemas de saúde de maneira unida com a comunidade onde atua, buscando o cuidado dos indivíduos e das famílias ao longo do tempo, mantendo sempre postura ativa frente aos problemas de saúde-doença da sua comunidade específica.


Todos os atendidos na ESF devem ser acolhidos por todos os membros da equipe da ESF, ou seja, devem ser escutados e bem tratados.


Dra. Andréia de Andrade Dias e Dr. Filipe Velasques Machado
Coordenação Técnica de PSF - SMS/Magé

2 comentários:

  1. ninguém segura está equipe da Magé.

    ResponderExcluir
  2. Caros colegas da Coordenação da Atenção Básica de Magé, parabéns pelo trabalho já realizado, e nós da SES-RJ nos colocamos lado a lado com voces para que possamos mudar e melhorar a saúde para a população do municipio.
    Boa sorte, Monica Almeida

    ResponderExcluir