sábado, 8 de outubro de 2011

"Ônibus da Mulher": exame preventivo.

O exame preventivo para câncer de colo de útero, ou exame ginecológico, ou papanicolau, ou simplesmente "preventivo" até hoje é cercado de medos, mitos e desinformações! No Brasil dos dias atuais muitas mulheres ainda desconhecem a importância do exame e, até mesmo, para quê ele serve.
O exame preventivo é a forma mais segura, barata e simples de se descobrir precocemente alterações que poderiam levar ao desenvolvimento do câncer ginecológico. O exame está disponível em toda a rede do SUS - gratuitamente - e toda mulher deve realizar anualmente até o final da vida, a partir do início da sua vida sexual. É importante lembrar que, mesmo aquelas mulheres que estão há muito tempo sem vida sexual ativa, devem manter a rotina de colher o exame anualmente - inclusive as mulheres idosas.
O posto de Saúde da Família é o local mais indicado para que as mulheres mantenham-se bem informadas e orientadas sobre sua saúde, recebendo apoio, acolhimento e agendando anualmente seus preventivos.
Em Magé, temos o "Ônibus da Mulher" que esteve na ação global e no dia 07/10/2011 esteve na Comunidade de Maria Conga.
Agradecemos as mulheres pela presença e parabenizamos a Ana Paula, Rafaela e Dayse pela idealização e esforço para o acontecimento da ação com apoio da Coordenação técnica do PSF (Dra. Andréia de Andrade e Dr. Filipe Velasques)  e Coordenação de Atenção Básica (D. Marcos).
Obrigada a todos que contrivuiram com a ação.
Parabéns!!!
 
Andréia de Andrade Dias - Coordenação TÉCNICA dos PSF