domingo, 4 de setembro de 2011

Coordenação Técnica de PSF

Agradecemos ao prefeito Nestor Vidal pelo convite para assumirmos a Coordenação Técnica de PSF em Magé. Acreditamos na real mudança pela seriedade e comprometimento do prefeito da mudança: Nestor Vidal. Aceitamos esse desafio, pois conhecemos o prefeito e sua dedicação pelo que acredita. Além disso, ele é um homem com excelente caráter e faz uma gestão unida com todos.


Prometemos ao prefeito que usaremos todos os nossos conhecimentos, experiências e dedicação para a reconstrução dos PSF e implantação de um trabalho dentro das regras estabelecidas pelo Ministério da Saúde. Enfim, o prefeito e o secretário de saúde Ricardo Baeta nos pediram para dar dignidade aos PSF e que os postos não sejam mais usados para a política, como no passado, mas sim para a Saúde, como tem que ser.


Desta forma estamos felizes, pois o prefeito, o secretário de saúde e nós queremos o mesmo: PSF de verdade. A população de Magé, infelizmente, até então não conheceu o impacto dos postos funcionando como PSF de verdade. Assim, deixaremos o tempo falar por si próprio. Temos certeza de que muitas opiniões irão mudar quando daqui a um tempinho a população começar a ver os resultados e as metas programadas.


Abraços a todos.


Dra. Andréia de Andrade Dias e Dr. Filipe Velasques Machado
Coordenadores Técnicos de PSF - SMS/Magé

2 comentários:

  1. Fico muito feliz por saber que vocês estão nessa
    por uma saúde de verdade e de qualidade! Desejo tudo de bom nessa nova empreitada e que Deus os abençoe queridos dindos!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. > Bom dia,
    >
    > trabalho na ESF do Rio de Janeiro, e cumpro minhas 40 horas em horário
    > estendido, ou seja, 10 horas por dia em 4 dias, e tenho uma folga por
    > semana. O resto da minha equipe sobrevive e funciona, aliás muito bem, sem
    > mim, pois o modelo não é centrado e exclusivamente dependente do médico.
    >
    > A população, que já sabe que eu não estou na Unidade no dia, aguarda o dia
    > seguinte para ir ao médico, se possível. No meu caso específico, como há
    > outras equipes na mesma Unidade, temos uma "Equipe Irmã", cujo médico, se
    > necessário for, pode ver o paciente agudo de demanda espontânea que não pode
    > esperar. Em último caso, se for uma real urgência que tem que ser atendida
    > naquelas 24 horas e não houver médico disponível (o que é difícil),
    > encaminhamos para Unidades de PA (UPA, Hospital). Mas 99,9% dos pacientes
    > preferem ir pra casa, tomar um analgésico, ficar em repouso e voltar na
    > manhã seguinte comigo.
    >
    > Acho que se há a proposta desse formato, que é perfeitamente viável, deve
    > ser às claras. Porque não seria? Minha mãe me ensinou quando eu era pequeno
    > que eu não devo fazer nada que eu não possa contar prara qualquer pessoa.
    >
    > Parabenizo a iniciativa do município de Magé na tentativa de solidificar a
    > Estratégia Saúde da Família (que deixou de ser "Programa" - PSF, pois não é
    > mais uma ação de saúde, mas um modelo substitutivo e definitivo de atenção
    > primária, uma "estratágia - ESF) em uma área historicamente caracterizada
    > por deficiências enormes em assistência à população. Vou passar adiante a
    > informação. Me disponho a ajudar no que for necessário.
    >
    > Leonardo Graever
    > CF Felippe Cardoso - Penha - Rio de Janeiro

    ResponderExcluir